Skip Ribbon Commands Skip to main content
Início
Help (new window)
Sign In
Início
Início
Conteudo

​Praça da Independência, N.º1117 * Tel.: +258 21345002/3 * Maputo - Moçambique

E-mail: ta@ta.gov.mz * www.ta.gov.mz

 

Noticías

​  ​​​​
​​
 ​​
 
Quadros do TA Refrescados em Finanças Públicas
Imagem da Notícia

35 funcionários do Tribunal Administrativo (TA), afectos à Direcção de Administração e Finanças (DAF) e ao Gabinete de Controlo Interno (GCI), participam de, 4 a 16 de Junho do corrente ano, numa capacitação em matérias Finanças Públicas.
A acção, visa dotar os participantes de conhecimentos relativos à de planificação, orçamentação e  execução orçamental de modo a aliar estes conhecimentos  à finanças publicas.

Intervindo no início da capacitação, Joaquim Panguana Director dos Recursos Humanos do TA sublinhou a importância do evento para melhoria da  planificação orçamental, gestão e administração de fundos públicos, pois a liderança pelo exemplo é apanágio das Instituições Supremas de Controlo, como é o caso do TA.
Exortou, os formandos no sentido de honrarem o investimento que está sendo feito pelos parceiros do Tribunal, sobretudo porque se tratar de finanças públicas, do uso de dinheiros públicos.

Durante, os 10 dias de capacitação, serão tratadas matérias como, ciclo de Planificação e orçamentação, Orçamento do Estado, despesa pública, execução orçamental no e-SISTFE, alteração orçamental, cativo obrigatório, entre outras.
 

A formação surge no âmbito da necessidade da uniformização de conhecimentos relativos à finanças públicas, para que os profissionais destas áreas estejam abalizados sobre a nova abordagem da execução da despesa, um processo que vem sendo implementado desde 2017, pelo Ministério da Economia e Finanças, e nalgumas unidades-pilotos como, Ministério da Educação de Desenvolvimento Humano e Saúde. Esta nova abordagem tem como foco a Unidade Gestora de Aquisições (UGEA), como entidade que dá início todo o processo de contratação pública e execução da despesa no e-SISTAFE.

A capacitação é levada a cabo pelo Instituto Superior de Administração Pública (ISAP) e conta com o suporte financeiro da Cooperação Francesa. 


 

​​​​​​
​​​​
Copyright © Todos os direitos reservados. Designed by Leadership Business Consulting